Vinha do Monte

Portugal | Alentejo | Herdade do Peso (SOGRAPE)
R$ 87,40
 

Dados Técnicos

Acidez Total: 5,2 g/L
P.H.: 3,78
Álcool: 13,5%
Açúcar Residual: 2 g/L
Corte: João Santarém, Moreto, Alfrocheiro e Aragonês

Carta de Vinho Sintética

Castas portuguesas João Santarém, Moreto, Alfrocheiro e Aragonês. Cor rubi profunda, aroma intenso de fruta vermelha madura, encorpado, taninos macios, final de compota.

Antigamente “Sociedade Comercial dos Grandes Vinhos de Mesa de Portugal”, a SOGRAPE foi a vinícola produtora de um dos maiores sucessos comerciais lusitanos, o Mateus Rosé.

Fundada em 1942 e, por muito tempo, baseada na produção e venda daquele vinho, reestruturou-se com sucesso a partir dos anos 80 e investiu em uma multiplicidade de regiões e tipos de vinhos, produzindo em quase todas as regiões de porte de Portugal e ainda na Espanha e na Argentina.

No Alentejo, a última das regiões portuguesas tocada pelo grupo, a Sogrape produziu Vinha do Monte com uvas compradas em adega alugada por cinco anos, antes de alcançar a compra, em 1997, da Herdade do Peso, tradicional produtor da região que se supõe a mais antiga na produção vitícola de Portugal.

Localizada na Vidigueira, região alentejana que detém esse nome justamente pela quantidade de videiras, de calor escaldante que atinge 35° a 40° no verão e com poucas chuvas (totalizando 600 mm de precipitação média anual). A região exige cuidados especiais com os vinhedos e uma seleção de uvas resistentes ao calor, tais como as utilizadas na elaboração do Vinha do Monte.

As uvas utilizadas em sua elaboração são colhidas e transportadas rapidamente para a adega da Herdade do Peso, onde são desengaçadas e suavemente prensadas antes de sofrerem fermentação e maceração em cubas de aço inox sob temperatura de 25° por 8 dias. O vinho amadurece por 6 meses ainda nas cubas de aço e, após o engarrafamento, é afinado na adega por mais 6 meses sob a temperatura de 15° antes de ser comercializado.

 

Compartilhe

 

Encontre diversos produtos e sabores em nossa loja.

 
 
// Todos os módulos, exceto vinhos, terão o flash dos vinhos.